Atualização da carteira – julho / 2017

RuPaul

Assim foi o mês de julho pra mim! Após anos de economias e pão-durisses, quebro a barreira dos R$ 100.000! Muitos da finansfera já ultrapassaram esse valor há muito tempo, mas isso tem um significado muito especial pra mim. Tudo que tenho hoje se deve a muita disciplina e dedicação. Já cheguei a passar um período da faculdade em que só tinha mesmo o dinheiro pra pegar o busão; e ainda assim, era com muito sacrifício que meus pais me enviavam essa quantia.

Hoje, no entanto, o cenário é bem diferente:

vogue

O mês de julho teve um aporte mais alto do que a média, pois juntei com o mês de junho também. Aproveitei pra me tornar sócio de mais duas empresas (Fleury e M.Dias Branco), além de comprar mais um CDB.

consolidado
Consolidado do mês de julho / 2017

Além do ótimo aporte do mês, obtive um crescimento médio de 2,15%, ficando abaixo do meu recorde de janeiro. É realmente muito bom acompanhar esse crescimento, que serve de motivação pra continuar fazendo aportes constantes.

distribuição carteira.png
Diversificação da carteira

Observando a diversificação de minha carteira, observo que ainda tenho que continuar com a compra de mais ações (que deve se dar na próxima semana, ainda estudando em qual nova empresa vou entrar). Quero continuar a investir no longo prazo através do título IPCA 2035, mesmo dando retorno baixo agora. Tenho pensado em entrar nos FIIs também (mais 10% da minha carteira na RV), mas tenho percebido que precisaria manter estudos mais constantes dos fundos.  Não quero me tornar escravo dos investimentos! Ler esses relatórios acaba tomando um certo tempo e prefiro ocupá-lo com outro tipo de leitura, outro tipo de enriquecimento. De qualquer forma, ainda não tomei uma decisão definitiva.

distribuição de ações
Carteira de ações

Estou bem satisfeito com a minha carteira de ações. Compro com a intenção de me manter sócio dessas empresas por tempo indeterminado. Desde junho comecei a receber proventos que, apesar de ser de baixo valor, me dá uma certa satisfação.

evolução
Evolução

E, por fim, esse último quadro me deixa bastante contente, pois dá pra perceber que estou alguns com alguns meses adiantados nos meus aportes. Espero que o mês de agosto também traga bons resultados.

Rumo aos 150k!

Alguém aqui investe nos FIIs? Gostaria de ouvir um pouco de vocês como tem sido a experiência.

Abraços e até a próxima.

8 comentários em “Atualização da carteira – julho / 2017

  1. Olá EP!
    Parabéns pela carteira e pelos 6 dígitos!

    FII é um outro mundo que também irá exigir bastante estudo. Tinha como meta este ano de 2017 aportar em FIIs, pois minha carteira de ações já tinha chegado na ltd de papeis e alocação desejada.

    Iniciei com um fundo de fundos e depois um de escritórios (https://noobinvestidor.wordpress.com/2017/04/10/fiis-depois-da-compra-em-fundos-de-fundos-desistencia-de-agencias-bancarias-vamos-de-multi-multi-multi/)

    Mas esse é o lance: estudar e analisar o mercado imobiliário para decidir se investe nele ou não, e não simplesmente achar que é uma obrigação ter FIIs na carteira por questões de diversificação.

    Abcs

    Curtido por 1 pessoa

  2. Parabéns EP. A barreira dos 100k acho que é a mais difícil mesmo…daí pra frente, devido ao montante, acaba tornando-se ligeiramente mais rápido transpor as barreiras.

    Sobre sua pergunta, iniciei na RV com FIIs, mas os preços estão beeem esticados, e isso na opinião de um novato, imagine para os macacos velhos.

    Se você visa renda passiva mensal acho que é a melhor opção.

    Abraços,
    MRF

    Curtir

    1. Obrigado, MRF!

      Pois é, eu ainda estou meio inseguro e sem informações suficientes até então… Logo, vou deixar pra qdo estiver com mais tempo pra me dedicar (se eu estiver realmente a fim de entrar nesse mercado), pois eu não quero ter o meu sossego comprometido por conta de investimentos.

      Até agora vc investiu em quais fundos?

      Abraços,
      EP

      Curtir

Deixe um comentário

