O Mago das Mentiras (The Wizard of Lies)

O filme “O Mago das Mentiras” retrata uma das maiores fraudes já ocorridas no mercado norte-americano por Bernard “Bernie” Madoff. Bernie foi corretor da bolsa de valores, analista, ex-presidente da NASDAQ e operador do esquema Ponzi, que é uma operação de investimento fraudulenta em que o operador gera retorno para investidores antigos por meio de renda paga por novos investidores.

Inicialmente, assisti ao filme por conta da sinopse que me chamou a atenção. Após o início, fiz uma breve pesquisa e constatei que era baseado em fatos reais, o que me deixou ainda mais interessado.

O filme inicia com Bernie já na prisão sendo entrevistado e mostrando flashbacks de como iniciou todo o processo de denúncia. Interessante ver a sua relação com a família e como os fatos se desdobram a partir de então. Foram 16 anos de fraudes secretas sem que seus filhos, que trabalhavam para ele, e sua esposa soubessem. Todo o escândalo culminou em 2008, quando a bolsa de valores americana entrava em colapso e muitos investidores perdiam milhares de dólares.

Recomendo que assistam, pois o filme traz fatos intrigantes e inusitados que acabaram acontecendo com as suas personagens, além de nos fazer refletir sobre aonde a ganância pode levar.

Segue um documentário que encontrei no YouTube sobre todo o esquema (sem legenda):

P.S. Infelizmente o filme não está disponível na Netflix, mas somente na HBO.

Anúncios

2 comentários em “O Mago das Mentiras (The Wizard of Lies)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s