Atualização da carteira – abril / 2017

Fala, galerinha persistente na busca da Independência Financeira! Ando bastante sumido aqui do blog por motivos de… ando com preguiça de escrever e não gosto da obrigatoriedade de postar com frequência.

Ainda assim, vou tentar ao menos manter a publicação da atualização da minha carteira. O mês de abril foi bastante turbulento no meio econômico e político, afetando no resultado geral do meu portfólio.

Há alguns meses estabeleci a meta de aportar 50% do meu salário nos investimentos. Confesso que não tem sido fácil, pois acabo ficando bem apertado ao chegar próximo ao fim do mês. Não tenho sido afetado de forma tão perceptível porque ainda tenho alguns trocados na minha conta poupança (parte do dinheiro da compra de uma bicicleta elétrica que parcelei).

Desde o segundo semestre do ano passado venho mantendo uma planilha de controle dos meus gastos mensais. Sei que muitos recomendam mantê-la somente por alguns meses como forma de diagnosticar os principais gastos, mas eu não pretendo abandoná-la, pois consigo ter um raio X geral. Percebo que ainda tenho um custo fixo mensal muito alto, mas ainda não consegui (e não sei se quero) abrir mão de alguns “luxos” que certamente não teria caso meu salário fosse mais baixo.

Mas enfim, vamos aos números. Neste mês, aportei R$ 2.570,96, sendo R$ 1.026,39 na compra da ITUB3F e R$ 1.126,89 em ODPV3; o restante foi destinado ao Tesouro IPCA com vencimento em 2035. A minha estratégia mensal tem sido totalmente a longo prazo, tanto através de análise fundamentalista na bolsa, assim como no Tesouro Direto.

ações
Minha carteira começa a tomar forma!

Devido às incertezas políticas, creio que o TD acabou tendo muitas oscilações durante o mês. O fechamento do mês acabou ficando negativo, influenciando negativamente no cômputo geral.

acompanhamento
Redução mensal de 0,6%

Historicamente nos meus investimentos, este é o primeiro mês em que fico negativo. É algo que eu sabia que eventualmente aconteceria, mas acaba deixando a gente meio frustrado, sobretudo por ter acontecido através da RF e não na bolsa. Enfim, questões que a gente só vai percebendo na prática mesmo.

evolução
Evolução da minha carteira

O que realmente importa pra mim, no fim das contas, é observar que minha carteira tem tido uma boa evolução, bem acima da meta.

Agora em maio continuarei comprando ações, só não defini ainda se comprarei somente de uma empresa ou duas, como fiz em abril. Talvez aproveite o aumento da taxa pré-fixada do Tesouro IPCA e faça um aporte maior neste mês. Aguardemos!

É isso aí.

 

 

6 comentários em “Atualização da carteira – abril / 2017

  1. Parabéns por estar acima da meta EP!

    Sua Renda Fixa deve estar bastante exposta ao IPCA para essa rentabilidade negativa, correto? Aê a marcação a mercado atinge bastante, resultando na oscilação. Títulos assim é registrar, mas esquecer e deixar até o vencimento quando resgataremos o acordado! 🙂

    Parabéns pelas novas empresas em sua carteira. Também tenho OdontoPrev (gosto muito dela) e Itaú.

    Abcs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

