Atualização da carteira – mar / 2017

Após algumas semanas sem postar nada no blog, vou fechar a atualização do mês de março, que foi um mês de novidades para mim, pois iniciei a minha entrada na renda variável. Neste post, explico como tudo aconteceu, além de minha estratégia.

O mês foi de aportes R$ 1.562,10 no Tesouro Direto (IPCA 2035) e R$ 1.011,90 em ações (Ambev). Passei o mês quase todo fazendo o que é contraindicado pelos mais experientes: acompanhar a oscilação da cotação no homebroker. Apesar de ver alguns dias de queda, não tive o meu psicológico afetado, por isso me sinto ainda mais confiante a continuar investindo em ações nos próximos meses. Acredito que, com o passar do tempo, vou acabar relaxando mais e deixando o acompanhamento diário de lado.

crescimento
Evolução acima da minha meta

Lembrando que consegui cumprir minha meta de aportes mensais em torno de R$ 2.500,00. Para o mês de abril ainda não tenho certeza do valor que vou conseguir investir, mas tenho pensado em comprar ações de mais duas empresas — tomarei essa decisão ainda nesta semana quando tiver o meu salário devidamente depositado na minha conta.

março
Ações entrando timidamente na minha carteira

Espero que até o fim do ano eu tenha a minha carteira balanceada porque até então parece uma grande bagunça, hehehe.

Neste mês também resolvi começar a testar das famosas planilhas do nosso querido blog Além da Poupança. Como já assumi não ter grandes habilidades no Excel, é bom ter uma planilha bem organizada e livre de erros.

consolidado
Consolidado de março

De acordo com a planilha, meu crescimento não foi tão grande neste mês, mas o acumulado está bem acima do que teria conseguido em investimentos convencionais. O meu primeiro mês nas ações também tiveram um crescimento considerável; 4,43%! Vamos ver cenas dos próximos capítulos.

Por hora, é isso. Que o mês de abril seja bem positivo para todos nós!

P.S.: Decidi manter os valores líquidos do meu patrimônio acumulado.

16 comentários em “Atualização da carteira – mar / 2017

  1. Fala EP! Parabéns por bater suas metas.

    Fiquei curioso em saber qual % de rentabilidade (mensal/anual) vc estipula para correr atrás e superá-la.

    A planilha do AdP é boa demais! Junto com a planilha do Surfista forma um excelente método de controle

    Abraços!

    Curtir

    1. Olá, Noob. Eu estabeleci 50% do meu salário mensal… Cerca de 2.500 por mês. Alguns meses vão ser mais difíceis mas tentarei compensar em outros.

      A planilha do AdP eh realmente muito boa; só agora aprendi a usar, hehehe. Qual a planilha do surfista? Pode colocar o link aqui pra eu conhecer? Hehehehe.

      Abracos.

      Curtir

Deixe um comentário

